Pesticide Action Network

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Previdencia

Vejam que coincidencia na Inglaterra ...
O governo mente sobre as (pensões) aposentadorias do setor público.

Este artigo (http://www.socialistworker.co.uk/art.php?id=21589) procura desfazer vários mitos que são propagados pelo governo e imprensa no país:
Mito 1 - As aposentadorias são enormemente generosas.
Mostra os números que contradizem essa afirmação e diz que a aposentadoria média do Serviço de Saúde Nacional NHS (National Health Service) na última década não teve nenhum aumento e que a dos professores caiu 4%.

Mito 2 - As pessoas estão vivendo mais, estourando o orçamento previdenciário.
Que para algumas categorias o aumento de vida tem sido muito pequeno ou até nenhum, e que especialmente os trabalhadores manuais só irão viver até os 65 anos fazendo com que eles não recebam aposentadoria nenhuma.

Mito 3 - Que o setor privado "criador de riqueza" mantem o setor público
A verdade é justamente o contrário. Os servidores públicos é que são responsáveis pelos serviços básicos que mantem os serviços de saúde e sociais, e que sem eles nossa sociedade afundaria.

Mito 4 - Que o custo das aposentadorias do serviço público estão numa espiral ascendente.
Apesar de crescerem, as aposentadorias já foram pagas com as contribuições dos trabalhadores da ativa. Que a diminuição das contribuições vai ser provocada pelos sucessivos cortes de mão de obra impostos pelo governo ao setor público, menos trabalhadores, menos contribuições. Para a economista da BBC, Stephanie Flanders, se o governo quer diminuir as perdas, deve expandir a força de trabalho do setor público e aumentar massivamente seus salários.
Aposentadorias não são benefícios-é o salário dos trabalhadores que é separado até que ele se aposente. É um direito, não um privilégio.

Mito 5 - Existe uma crise de financiamento da previdência.
A previdência lá como cá, tem servido para uma farra do governo e seus apadrinhados. Os sindicatos alertam que os vazamentos de dinheiro da previdência para o setor privado é muito grande.

Mito 6 - Que as aposentadorias são muito ricas.
Os 1 por cento mais ricos recebem sim aposentadorias muito ricas. Diretores de bancos que levaram os bancos a falência, se aposentam com ganhos milionários. Porque devem os trabalhadores, que mantem a sociedade, sofrer, para que os ricos, que causaram a crise financeira, possam continuar a ganhar dinheiro com o nosso suor?

Tradução e resumo meu mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário