Pesticide Action Network

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Liberdade de Imprensa

Minhas mensagens podem não fazer muito sentido, mas ao meu ver servem para um virtual diálogo entre eu e o seu programa que assisto assiduamente e aprecio muito.

Numa entrevista no programa DemocracyNow do dia 4 último (http://www.democracynow.org/2010/2/4/robert_mcchesney_and_john_nichols_on)
ouvi afirmações que servem muito bem para descrever a atual situação da imprensa nos EUA e no Brasil.

Foi dito que "os fundadores dos EUA não acreditavam que o mercado nos daria jornalismo. Não acreditavam nem um pouco nisso. Eles acreditavam que a primeira obrigação de um estado democrático era a de garantir a existencia de um vibrante, independente e não censurado Quarto poder."

Que era preciso "estabelecer as condições para que o jornalismo independente possa ser praticado e que possa existir de todas as formas"

"Que nos podemos criar um sistema neste país hoje que permitirá que os novos movimentos contestatórios, novos movimentos dissidentes, tenham uma voz. Ela não será a voz dominante. Não será tanto quanto gostaríamos de ter. Mas elas estarão atuando. Se nós não agirmos agora, nós, o povo, como cidadãos, nós vamos acabar numa situação onde a grande maioria das nossas notícias e informação vem empacotada pelo poder, pelas elites, as mesmas pessoas que não queriam que os abolicionistas tivessem voz 200 anos atrás"

Uma pesquisa do instituto Pew na cidade de Baltimore ancontrou que "a midia independente, toda online, tudo. Muito acima de 90% do conteúdo vem da velha midia, na maioria do jornal diário impresso"
´
"É a primeira obrigação de um governo democrático assegurar que exista um Quarto poder com credibilidade. De outra forma toda a governança do país irá desabar. Você não poderá ter uma democracia, auto-governo e exigir que a lei seja cumprida"

Nenhum comentário:

Postar um comentário