Pesticide Action Network

sábado, 30 de outubro de 2010

Perguntas

Ao ouvir o programa, falar com meus amigos, ler na imprensa e concluir, ainda ficam muitas questões que gostaria de encontrar respostas.

Hoje falamos do sucesso do Plano Real em "acabar" com a inflação. Mas o mais dificil para mim é entender como chegamos àquela situação de inflação, overnight? Comparo nossa situação hoje, de prisioneiros dos juros elevados e do real valorizado com a dependência das taxas diárias de inflação que mantinham a remuneração dos rentistas naquele tempo que antecedeu o plano real. Será que não trocamos uma prisão pelas algemas? Ilustra essa idéia o comentário recente do Dércio Munhoz no FL, "vai ser dificil sair dessa."
Mas, se não estou certo, gostaria de saber se existe algum estudo sobre a transição, antecedentes, consequencias do plano real que possa ser indicado? O plano real foi um feito genial? Ou foi a simples arrependimento de uma situação de inflação imposta, artificialmente criada? A inflação foi usada, foi instrumento ou foi consequencia de políticas erradas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário