Pesticide Action Network

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Iran

Entervista com STEPHEN KINZER sobre a história da BP (http://www.democracynow.org/2010/6/14/steven_kinzer_on_the_history_of).

A história da companhia que nos chamamos agora de BP que tem acontecido nas últimas centenas de anos tem significado a implantação do capitalismo transnacional global. Esta companhia começou como uma operação de exploração sem reservas confirmadas no Iran no passado na primeira década do século vinte. Ela era muito empreendedora e assumia riscos, e eles tinham um bando de geólogos circulando nas planícies e desertos, e finalmente eles encontraram o que foi a maior descoberta até a data da história da indústria do petróleo. Eles foram os que descobriram que o Iran estava em cima de um oceano de petróleo. Então eles decidiram que eles ficariam com isso. Sob um acordo corrupto que eles fizeram com poucos representantes da velha e declinante monarquia Iraniana, todos comprados pela companhia, esta concessão, que mais tarde ficou conhecida como a Companhia de Petróleo Anglo-Persa, garantiu para si mesmo, ou ganhou o direito de possuir, todo o petróleo Iraniano. Assim, ninguém no Iran tinha nenhum direito de explorar ou extrair petróleo ou vender petróleo.
Então, logo depois que esta descoberta foi feita, o governo Britânico decidiu comprar a companhia. Assim o parlamento passou uma lei e comprou 51% dessa companhia. E por todo os anos da década de 1920, 1930 e 1940, todo o padrão de vida que as pessoas na Inglaterra desfrutaram foi financiado pelo petróleo do Iran. Todos os caminhões e jipes da Inglaterra rodavam com petróleo Iraniano. As fábricas por toda a Inglaterra foram financiadas pelo petróleo Iraniano. A Marinha Real, que projetou seu poder por todo o mundo, era movida com 100% de petróleo do Iran. Assim isto se tornou um fundamento fundante da vida Britânica.
E então, depois da Segunda Guerra, quando os ventos do nacionalismo e anti-colonialismo estavam soprando pelo mundo em desenvolvimento, os Iranianos desenvolveram essa idéia: nós temos que recuperar nosso petróleo. E essa era a idéia geral-uma espécia de paixão nacional que levou ao poder Mohammad Mosaddegh, que foi a mais proeminente figura no período democrático do Iran no fim dos anos 40 e início dos 50. Era o desejo de Mosaddegh, apoiado pelo voto unânime do parlamento democraticamente eleito do Iran, nacionalizar o que era então a Companhia de Petróleo Anglo Iraniana. Eles levaram adiante a nacionalização.
Os Britânicos e seus parceiros nos EUA resistiram fortemente a isso. E quando eles foram incapazes de prevenir que isso acontecesse, eles organizaram a deposição do Mosaddegh em 1953. Assim essa deposição não só produziu o fim do governo Mosaddegh, mas o fim da democracia no Iran, e isso desencadeou todas as outras consequencias. O Shah governou por vinte e cinco anos com repressão crescente. Seu governo produziu a explosão do regime Islâmico no final dos anos 70. Assim, foi com a intenção de proteger os interesses da companhia de petróleo que nos conhecemos hoje como BP que a CIA e o serviço secreto Britânico se juntaram para depor o governo democraticamente eleito no Iran e todas as consequencias que temos visto no Iran na última metade de século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário