Para Leo Panitch em entrevista no TheRealNews, na Irlanda e no resto da europa o problema não é a educação, previdência e salários, eu acho que é ridículo. Este não é o problema. O problema não é que os trabalhadores irlandeses estao muito bem. O problema é a enorme desigualdade de riqueza, e acima de tudo, a desigualdade no poder, e o investimento irracional que tem acontecido nesses países.
E vale dizer, que se as pessoas vão tentar manter alguma coisa como a civilização que nós conhecemos, vai significar redefir o que é o nosso padrão de vida.
Não seremos capazes de manter o tipo de consumo individual, e voltar para o tipo de serviços colectivos que seria tão racional e necessário "muito mais, muito mais extenso transporte público e livre trânsito público, ao invés de transporte privado por meio de automóveis, que reproduz a crise ecológica e piora o quadro. Mas a culpa não é que, como você sabe, a classe operária irlandesa (me dê um tempo) que está tão bem de vida e rica, muito menos a grega. Agora, é verdade que muitos desses estados são corruptos e são de fato o tipo de estados que são criados no clientelismo. O tipo de democracia que temos lá, o tipo de democracias capitalista que temos lá, ter se envolvido no suborno de pessoas, subornar as pessoas para que elas concorden que eles não paguem impostos, dando-lhes propinas, etc
U.S. created financial crisis and European banks turned the Irish Miracle into a nightmare
Nenhum comentário:
Postar um comentário