Pesticide Action Network

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Guerra Cambial

O economista Michael Hudson no Democracy Now de 5/11 disse que que a política economica americana é uma guerra mundial. O programa até incluiu uma afirmação da presidente Dilma dizendo que a última vez que isso aconteceu provocou a segunda gerra mundial.
Hudson falou que antes os países invadiam militarmente os outros para se apoderarem de suas riquezas, mas que agora a invasão é financeira, criando crédito e inflacionando a dívida. Que os EUA querem praticar um verdadeiro assalto aos bancos centrais dos outros países do mundo. Tentam forçar com que eles vendam as suas empresas aos estrangeiros. Que os EUA só fazem isso porque decidiu pagar pelos títulos podres, resultados de fraudes, crimes economicos praticados pelas intituições financeiras, que inundaram a economia. Que os EUA teriam é que botar esse gente na cadeia e deixar que essas empresas acabassem, por outro lado estimular a economia, ajudando os devedores, estimulando o aumento dos salários e o investimento real na economia.
Após a derrota do Obama nas últimas eleições, sem a esperança de que novos estímulos para economia sejam aprovados pela câmara, de maioria republicana, o Obama agora favorece a seus eleitores banqueiros. Estes dois primeiros anos do mandato do Obama, por causa da continuidade da políticas, foi chamado pelo Hudson de terceiro mandato do ex-presidente BUSH.
O Obama impediu que as justiças dos estados levassem adiante os processos contra os empréstimos predatórios e as instituições financeiras por detrás desses empréstimos e não fez nada para renegociar as dívidas.
Quanto a reunião do G20, Hudson disse que não vai acontecer nada. Mas lembrou que há uma resistência mundial contra a intenção dos EUA de querer criar crédito eletrônico através de teclados de computador e comprar nossos imóveis, indústria e esvaziar nossas reservas bancárias como fizeram em 1997 na crise da Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário