O capitalismo faz parte da cultura economica. O capitalismo é cultura.
A Economia estuda a forma como as pessoas se comportam na obtenção de recursos materiais necessários para a manutenção da vida.
Se nas relações economicas existentes entre as pessoas, na produção e na satisfação das necessidades materiais dessas pessoas acontece a discriminação, essa discriminação é economica.
Podemos ser levados a discriminar indivíduos por interesses que podem não ter nada a ver com a economia, como o interese por sexo por exemplo.
Se bem que o sexo com procriação também tem seu efeito economico.
Só na hora que precisamos contar com a cooperação do grupo para atingir um objetivo e depois, na distribuição dos frutos da realização desse objetivo, é que podemos falar em discriminação.
Se não temos motivação para nos juntarmos, para reunir pessoas em função de um objetivo, não pode haver discriminação, ela só passa a existir no grupo, na organização ou na instituição.
Não entendo que a discriminação possa existir independentemente da política de agrupamentos, que é o que estabelece as formas e condições da ação material humana.
Não entendo como a cultura possa estar separada da política, não entendo como que o racismo possa se situar fora da economia.
Não entendo como racismo possa ser cultural e não economia.
A admiração e o prestígio que possa ser atribuído a um ser humano, muitas vezes é consequencia da sua beleza, mas a beleza é uma condição de saúde, paz e bem estar de todos os seres humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário