O Desenho Industrial deve procurar soluções para a interface de programas de computador que atendam a um modelo de comportamento ditado pelas possibilidades econômicas e as necessidades de trabalho do usuário. A interface deve se libertar (não gostei desta palavra liberar. Seria legal substituir por algo mais técnico) dos modelos de interface predefinidas encontradas nas plataformas de desenvolvimento proprietárias. O ambiente do software livre permite que os modelos de interface possa ser constantemente aprimorados, livres das amarras do software comercial.
O estudo das regras e modelos de desenvolvimento de programas de computador e a avaliação de como estes modelos documentam, representam gráfica ou textualmente o projeto da interface (conjunções e vírgulas não estão mal colocadas?), nos leva a concluir que o produto final, a interface produzida, depende do método e ferramentas empregadas no seu desenvolvimento. Um método que propõe uma documentação que amarra o processo a uma só representação não tem conseguido produzir interfaces que atendam às necessidades dos usuários.
O Designer deve contar com ferramentas que possibilitem maior liberdade na representação e definição da interface junto ao usuário final. Este projeto visa apresentar e comparar as principais plataformas de desenvolvimento de programas de computador e avaliar o seu impacto nas interfaces obtidas. Também é um objetivo deste projeto apresentar as principais características de um método de desenvolvimento que permita maior liberdade para o designer de interfaces.
O Desenho Industrial e a Informática devem colaborar no projeto de interfaces. O profissional de informática deve compreender o trabalho do desenhista industrial e produzir ferramentas que possibilitem a melhor realização do seu trabalho.
1-Avaliar os principais ambientes de desenvolvimento de programas de computador e mostrar como se dá a participação do designer no processo de desenvolvimento de sistemas informatizados.
2-Qual a dificuldade apresentada para o trabalho do designer decorrente da plataforma de desenvolvimento escolhida.
3-Elaborar propostas para novos ambientes de desenvolvimento mais colaborativos.
Bibliografia
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Moraes, Anamaria de (Org). Design e Avaliação de Interface. Rio de Janeiro iUsEr, 2002.
Sociedade Da Informação No Brasil. Disponível em:
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Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 195p.
Pressman, R.S. Software egineering: a practitioner´s approach. 3.ed. New
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Barfield, L. The user interface: concepts & design. Wokingham: Addison-
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Ferreira, Simone Bacellar Leal. Definindo Requisitos Não Funcionais para Interfaces com o Usuário simone@impa.br
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