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quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Desenvolvimento de Projeto de Interface Homem-Computador

As interfaces visuais apresentadas pelos programas de computador têm sido definidas por diversas condições ligadas ao predomínio que certos fabricantes de softwares tem exercido no mercado de vendas de programas de computador. Os desenvolvedores autônomos de programas de computador ao escolherem utilizar uma ferramenta de desenvolvimento de um desses fabricantes estarão sujeitando os seus processos de desenvolvimento e o seu produto final aos ditames da plataforma de desenvolvimento escolhida.
O Desenho Industrial deve procurar soluções para a interface de programas de computador que atendam a um modelo de comportamento ditado pelas possibilidades econômicas e as necessidades de trabalho do usuário. A interface deve se libertar (não gostei desta palavra liberar. Seria legal substituir por algo mais técnico) dos modelos de interface predefinidas encontradas nas plataformas de desenvolvimento proprietárias. O ambiente do software livre permite que os modelos de interface possa ser constantemente aprimorados, livres das amarras do software comercial.
O estudo das regras e modelos de desenvolvimento de programas de computador e a avaliação de como estes modelos documentam, representam gráfica ou textualmente o projeto da interface (conjunções e vírgulas não estão mal colocadas?), nos leva a concluir que o produto final, a interface produzida, depende do método e ferramentas empregadas no seu desenvolvimento. Um método que propõe uma documentação que amarra o processo a uma só representação não tem conseguido produzir interfaces que atendam às necessidades dos usuários.
O Designer deve contar com ferramentas que possibilitem maior liberdade na representação e definição da interface junto ao usuário final. Este projeto visa apresentar e comparar as principais plataformas de desenvolvimento de programas de computador e avaliar o seu impacto nas interfaces obtidas. Também é um objetivo deste projeto apresentar as principais características de um método de desenvolvimento que permita maior liberdade para o designer de interfaces.
O Desenho Industrial e a Informática devem colaborar no projeto de interfaces. O profissional de informática deve compreender o trabalho do desenhista industrial e produzir ferramentas que possibilitem a melhor realização do seu trabalho.
1-Avaliar os principais ambientes de desenvolvimento de programas de computador e mostrar como se dá a participação do designer no processo de desenvolvimento de sistemas informatizados.
2-Qual a dificuldade apresentada para o trabalho do designer decorrente da plataforma de desenvolvimento escolhida.
3-Elaborar propostas para novos ambientes de desenvolvimento mais colaborativos.

Bibliografia
Carvalho, José Oscar Fontanini de (2003). O papel da interação humano-computador na inclusão digital. Revista Transinformação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, SP. v. 15, n. 3, edição especial, setembro/dezembro, p. 75-89. ISSN 0103-3786.

Moraes, Anamaria de (Org). Design e Avaliação de Interface. Rio de Janeiro iUsEr, 2002.

Sociedade Da Informação No Brasil. Disponível em:
. Acesso em: nov. 2003.

Takahashi, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: livro verde.
Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. 195p.

Pressman, R.S. Software egineering: a practitioner´s approach. 3.ed. New
York: McGraw-Hill, 1992. 793p.

Carvalho, J.O.F.; Daltrini, B.M. Interfaces de sistemas para
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PUCCAMP, Campinas, n.1, p.3-8,1993.

Barfield, L. The user interface: concepts & design. Wokingham: Addison-
Wesley Publishing Company, 1993. 353p.

Ferreira, Simone Bacellar Leal. Definindo Requisitos Não Funcionais para Interfaces com o Usuário simone@impa.br

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