Pesticide Action Network

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Informática-Entrada, Processamento e Saída

Entrada, Processamento e Saída
A sequencia de passos que descreve o funcionamento do computador pode ser resumida em três. Primeiro, enviamos, fornecemos informações ou instruções de Entrada ao computador, depois acontece o Processamento dos dados que contém essas informações enviadas. Esse processamento é feito pelo computador, obedecendo as instruções e usando os dados recebidos. Na etapa do Processamento é feito o reconhecimento dos dados de entrada e decidido o que vai ser feito com esses dados e o destino que esses dados terão. Esse direcionamento dos dados chama-se de Saída. Simplificando, o funcionamento do computador pode ser representado pelo esquema de Entrada, Processamento e Saída dos dados. Os dispositivos de entrada são: Mouse, Teclado, Tela do Monitor de Vídeo sensível ao toque, disquete, CD, DVD, pendrive, Disco Rígido interno e externo. Dentre os dispositivos de Saída estão: Impressora, Tela do Monitor, CD, DVD, Pen drive, Disco Rígido interno e externo.
Cada um dos passos descritos pode ser demonstrado usando como exemplo a edição ou digitação de texto. Ao digitar, pressionar uma tecla de letra no teclado, um sinal elétrico codificado é enviado para o computador através do cabo que liga o teclado ao computador. O computador recebe e processa esse sinal, reconhecendo o código letra enviada, faz o processamento. Em seguida envia um sinal para a controladora de vídeo do monitor para que ela exiba, desenhe na tela do monitor, a letra digitada para que possamos conferir e acompanhar o texto na tela enquanto ele é digitado. Ao mesmo tempo o computador envia um comando para gravar a letra digitada no documento armazenado na Memória Principal MP. Tudo o que você faz no computador, como por exemplo um texto digitado, é armazenado na Memória Principal. Mas a MP só guarda a informação enquanto o computador estiver ligado, por isso ela é chamada de Memória Volátil. A MP também é conhecida com memória RAM (Random Access Memory = Memória de Acesso Aleatório).
Se você quiser guardar o trabalho que fez inicialmente na MP mesmo depois de desligar o computador, é preciso gravar, fazer uma cópia do que está na MP para o Disco Rígido (também chamado de HD do inglês Hard (duro) Disk (disco)). O Disco Rígido também é chamado de Memória Secundária ou Permanente. O ato de copiar o que está na MP para o Disco Rígido é chamado de Salvar. Depois de terminado o trabalho, depois de Salvado o trabalho no Disco Rígido. Podemos desligar o computador sem perder o trabalho que fizemos, o texto digitado.
Quem desliga o computador é o Sistema Operacional SO. Para que SO desligue o computador só é preciso instruí-lo clicando no botão Iniciar da Barra de Tarefas (barra encontrada na base da tela da Área de Trabalho) e em seguida escolher a opção Desligar o Computador e depois Desativar. Depois, é preciso esperar que o SO desligue completamente o computador, que a tela fique preta, para só então desligar os outros dispositivos que ligam o computador a tomada de energia, como filtro de linha ou estabilizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário