Pesticide Action Network

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Moral do Macho

O fato teria passado desapercebido, uma mulher estimulada pelo parceiro de dança, na hora, aparentemente, não sofreu nenhuma reprovação de nenhum dos presentes, foi até incentivada. Acontecimento admitido e desfrutado pelos que participavam e assistiam ao show. Se você vai um show, existe uma predisposição.
A divulgação do fato provoca, alimenta e evidencia o consenso machista e falso moralista que persiste na sociedade, daí vem a condenação.
Najda Pinheiro (2001) avisa que no momento histórico em que vivemos acontece “o transbordamento da privacidade sobre a publicidade, tornando os limites entre ambos imperceptíveis e pouco eficazes, de forma a abrir, aos olhares e à curiosidade pública, a interioridade devassada. Portanto, refletir sobre formas atuais de lidar com essa nova configuração social se torna uma tarefa não apenas clínica, porém essencialmente política.”
O desenvolvimento da sociedade demonstra a superação da perspectiva religiosa que impedia o exercício reflexivo de uma consciência autônoma.
A partir desse momento, não havia mais uma Verdade, porém múltiplas propostas de alcançá-la, as quais procuraram, cada uma a seu modo particular, ocupar o lugar hegemônico anteriormente ocupado pela religião. (Pinheiro, 2001)

Referência
Pinheiro, Nadja Nara Barbosa. Palco Público de Dramas Privados: A Clínica Psicanalítica nos Ambulatórios Institucionais. Psicol. USP,  São Paulo,  v. 12,  n. 2,   2001 .   Disponível em: . Acesso em 28  Aug.  2009.  doi: 10.1590/S0103-65642001000200004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário