Pesticide Action Network

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Meritocracia

Meritocracia, forma ideal para muitos de eleger os favorecidos, os privilegiados numa sociedade, é também uma forma autoritária e discriminatória de socialização. É baseada na crença de que a punição, o castigo, tem poder pedagógico.
A educação sozinha não resolve nada, se não tivermos um projeto economico que aproveite o exército de bem educados cidadãos, não adiante nada.
Característica fundamental de qualquer projeto economico é a inclusão. Inclusão dos deficientes, inclusão dos incapacitados, inclusão dos que tem dificuldades, inclusão dos que se atrasam no seu desenvolvimento educacional. Enquanto a política não incluir a todos, a desigualdade será sempre uma demonstração do privilégio autoritário justificado por uma alegada e fictícia eficiência economica, que não passa da ocupação do poder por uma minoria, ditadura.
Louvamos o exemplo de grandes cientistas, expoentes da meritocracia, porque esses grandes homens contribuiram para o lucro de grandes empresas e essas empresas são as maiores anunciantes, as maiores divulgadoras culturais que inundam os meios de comunicação.
Muito antes de constatar o impacto degradante da atividade economica na natureza, hoje evidente, degradamos muito mais as relações sociais ao eleger qualquer critério que justifique a exclusão e a desigualdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário