Pesticide Action Network

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Previdência Social


O orçamento da união, do Brasil, é dividido em 3 partes, orçamento do tesouro, orçamento da seguridade social e orçamento das estatais. O déficit da previdência não existe quando se considera esses orçamentos. O que se chamado de déficit da previdência só aparece quando se compara a despesa da previdência, a despesa como o pagamento de todos os benefícios da previdência com a arrecadação obtida somente com a contribuição dos empregados e dos empregadores. Essa comparação é uma invenção, porque quando se pensou em financiar a seguridade social, incluída nessa a previdência social, foram constitucionalmente definidas as fontes de receita desse financiamento. O financiamento é feito com:
  • receitas dos empregados e empregadores;
  • contribuição social sobre o lucro líquido das empresas;
  • contribuição para o financiamento da seguridade social COFINS.
As despesas da seguridade social são:
benefícios da previdência, assistência social, transferência de renda como o bolsa família e saúde, todas essas despesas são custeadas pelo orçamento da seguridade social.
No orçamento da seguridade social, as receitas são superiores as despesas ´proporcionando superávits anuais, que é usado na verdade para pagar juros. Ajuda a pagar o rombo da política monetária produzida pelo governo.

O superávit da seguridade social tem se repetido ano a ano.

Os governos reféns do poder econômico criam um mal estar na sociedade atacando a previdência social pública, afirmando mentirosamente que as despesas da previdência pública são maiores que as receitas que a financiam. Esses políticos indisfarçadamente atacam a previdência pública porque estão presos a ambição de se perpetuarem no poder, assim querem propiciar mais lucros ainda aos aos bancos, donos dos planos de previdência privada, mesmos bancos que fazem gordas contribuições para as campanhas desses políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário