Pesticide Action Network

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Gestão Ambiental


Podemos praticar algumas ações pontuais de combate a poluição, como a separação do lixo para reciclagem, e também ensinar outras pessoas a praticarem praticarem ações que ajudem a diminuir os efeitos da poluição ambiental. No meu entender, essa ações tem efeito restrito, limitado, porque estamos sujeitos a condicionantes ambientais que estão fora do alcance das nossas decisões.

Essas ações, na verdade, contribuem para a continuação e até mesmo o aumento da poluição, torna a poluição mais suportável, uma vez que conseguimos diminuir seus efeitos danosos sobre a vida.

A poluição contra a qual podemos ter algum controle é a que é o resultado das ações humanas, ações que tem contribuído a tornar o meio ambiente ameaçador a vida humana.

A justificativa para que continuemos a poluir, é que se interrompermos as atividades poluentes, os efeitos da falta dos produtos que essas atividades produzem seria pior para apopulação do que a poluição causada pela produção desse bens para a população.
Somos levados a acreditar que se não pudermos consumir esses produtos, na quantidade e na forma como são produzidos, não conseguiremos viver felizes, por isso temos de aceitar a situação poluente.

O que nos leva a acreditar que estamos num impasse, e que não temos saída, são principalmente as escolas, a academia e a propaganda, financiadas pelas mesmas empresas e instituições que se beneficiam de forma imediata do aumento da poluição, só de forma imediata, porque a médio e longo prazo todos perdemos. Quem nos convence de que a poluição é bom negócio, são pessoas que são pagas para acreditar que nada pode ser feito contra.

A briga pelo meio ambiente começa pela democratização e socialização dos meios de produção, só numa economia onde os recursos produtivos estejam sob o controle da maioria da população, que vai investir na produção, para depois se beneficiar e ao mesmo tempo sofrer com os inconvenientes da produção, é que estaremos seguros de que a poluição, consequência da forma de produção adotada, mesmo se não puder ser evitada, pelo menos terá a cumplicidade da maioria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário