Pesticide Action Network

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dívida do Brasil


Maria Lucia Fatorelli economista, coordenadora da http://www.divida-auditoriacidada.org.b Auditoria Cidadã da Dívida no http://www.programafaixalivre.org.br/?id=1073 Programa Faixa Livre de 09/08/2011.
Vivemos numa grande desinformação … o monopólio da midia no nosso país anestesia o povo …. Hoje quando falamos da dívida, as pessoas falam – espere, mas a dívida não acabou? As pessoas acham que desde que o Brasil em 2005 efetuou pagamento adiantado ao FMI de 15,5 bilhões de dólares as pessoas acreditam que a dívida acabou. Poucos brasileiros sabem que a dívida interna, que na verdade não é interna, porque está em grande parte em mãos de estrangeiros, a dívida pública hoje está em quase 2,5 trilhões de Reais, e se somarmos a dívida externa está 3,5 trilhões de Reais. A nossa dívida já está em quase 70% do nosso PIB que é de um pouco mais de 4 trilhões.
O grande problema é que pagamos o maiores juros do mundo, uma grande transferência constante de riqueza do setor público para setor privado. É como se cortássemos um ser, no caso nós mesmos, e ficássemos sangrando ....
Os bancos estrangeiros fazem transferências virtuais de dólares para o Brasil, o BC enxuga essas moedas e entrega em troca títulos da dívida brasileira que paga 12% ao ano, depois o BC aplica esses valores em títulos da dívida americana, que não paga nada. A um custo altíssimo o povo brasileiro está financiando a economia em crise americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário