Pesticide Action Network

sexta-feira, 19 de abril de 2013


A história do país tem sido a de manter no poder um pequeno grupo de ricos privilegiados em parceria com seus companheiro internacionais. Esse grupo tem mantido brutal desigualdade, particularmente em termos de riqueza, poder político, e tem atuado contra os desafios democráticos. Se a maioria pobre fosse capaz de formar um movimento político, exigiriam mudanças politicas e sociais radicais. Como conter este tipo de mobilização?
A principal estratégia tem sido a de desviar as questões políticas do próprio campo político e colocá-las num tipo de território militar, onde você pode enquadrar estas questões em termos de segurança, como crime, problemas que basicamente não podem ser resolvidos por um governo, pela política, mas pelo exército. E esta tem sido a principal orientação da situação política do Haiti e o Brasil não está muito diferente.
Mantemos no poder um pequeno grupo de ricos privilegiados parceiros de seus companheiros estrangeiros. Esse grupo mantem a brutal desigualdade em riqueza, poder político e contra a democracia. Só a maioria pobre pode exigir mudanças sociais e políticas radicais. Esse grupo tem conseguido desviar as questões políticas do campo político para o da segurança.
O história do Brasil tem sido a de manter no poder um pequeno grupo de ricos privilegiados em parceria com seus companheiros internacionais. Esse grupo tem mantido brutal desigualdade, particularmente em termos de riqueza e poder político, e tem atuado contra os desafios democráticos.
Se a maioria pobre fosse capaz de formar um movimento político, exigiriam mudanças politicas e sociais radicais. Para conter essa mobilização os ricos tem adotado a estratégia de desviar as questões políticas do próprio campo político e colocá-las num tipo de território militar, onde estas questões são enquadradas em termos de segurança, como crime, problemas que basicamente não podem ser resolvidos por um governo, pela política, mas pela polícia.
Esta tem sido a principal orientação da política do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário