Pesticide Action Network

quinta-feira, 15 de março de 2012

Profa Conceição Tavares

Transcrito de entrevista da Profa. Maria da Conceição Tavares na TV Senado
Pergunta: Eu queria arrancar da Senhora uma mensagem para os jovens economistas, que estão estudando economia, e que estão na faculdade nesse instante, que assistem a Senhora, a Senhora que arrasta multidões de estudantes onde a Senhora vai, que mensagem a Senhora daria para esses jovens?
Resposta: A primeira mensagem é que economia é uma ciência social, e seu nome originário tem que ser restabelecido, é economia política, era assim que se chamava no tempo do Adam Smith, do Ricardo etc. Então tem que voltar a essa ideia, tem que aprender história, se não aprender história não é capaz de juntar, estatística etc. Agora, realmente modelo matemático pode esquecer que não serve para nada. Isso tanto eu quanto o Mario Henrique Simonsem, eu sou matemática de origem e o Mario é engenheiro, a gente [...inaudível...] que modelo matemático é uma piada. O próprio FED (Banco Central dos Estados Unidos), o vice presidente me disse uma vez que eles tem 400 modelos matemáticos, nunca acertam nada, acerta aquele que tem talento para fazer política monetária, porque os modelos não resolvem. E a gente viu a quebra daquele fundo que era daqueles dois matemáticos que achavam que acertavam e o fundo deles foi o primeiro a falir no começo deste século. A segunda coisa é que não é apenas economia política, não vale a pena ser economista se você não achar que tem que dar uma contribuição com a tua profissão, com a tua dignidade, com teu esforço, com teu talento, para o desenvolvimento desse país, e se você não se preocupar com o povo brasileiro, realmente meu bem, melhor então..., vai ser engenheiro de obra, não aborrece, tá claro, vai ser engenheiro, porque é que vai ser economista, o economista trata de problemas sociais e políticos. A economia é instrumento para melhorar socialmente e politicamente uma nação, para integrá-la, para torná-la finalmente no sonho do Furtado. Graças a deus agora está avançando. Então vocês tem que ter claro que o nosso sonho é evidentemente ser um país mais homogêneo mais justo, mais igualitário. Se o sonho de vocês não é esse, então meu filho, eu acho que você deve mudar de profissão. Que até para mercado de capitais não vale a pena ser economista, pode ser qualquer coisa, talvez matemático sirva, estatístico, engenheiro, qualquer coisa, até médico pode especular. O mercado de capitais é uma coisa que não tem nada que ver com a ciência econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário