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quarta-feira, 14 de março de 2012

Automação

A revolução da informática e das telecomunicações permite uma representação mais exata e acessível da realidade através de sistemas informatização das atividades do setor de serviços da economia. Como medir o efeito dos sistemas informatizados nas relações de trabalho é uma questão que tem sido perguntada pelos trabalhadores do setor de serviços, que a cada avanço na automatização corresponde um aumento na carga de trabalho. Com a informatização, muda o perfil do trabalhador de serviços.
Com a introdução da informática nas situações cotidianas
o usuário é convidado a assumir um papel mais ativo em situações do seu cotidiano. Este papel, mediado por aparatos e não por pessoas, exige do usuário do sistema uma capacidade de abstração e representação da ação que, mesmo sem ter acesso a todos os componentes e às informações, permita que as tarefas sejam executadas de forma eficiente e eficaz.
O processo de informatização tem provocado um custo adicional para o usuário
que, se manifesta sob a forma de erros freqüentes e sofrimento ao ser confrontado quotidianamente a esses artefatos nos mais diferentes espaços de sua vida...
Usuários ansiosos para obter sucesso ao operar estes artefatos, disponibilizados pelo progresso tecnológico, e que aparentemente deveriam minimizar a carga de trabalho
Ergonomia, cognição e trabalho informatizado.

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