Dependencia = Depender de tecnologia e mercado externos para se desenvolver. Isto significa que de um lado mantemos os nossos "escravos", para lavar o chão e nos servir e do outro uma pequena elite que lucra com o comércio. Nada que deveria existir mo meio, cultura, escola, hospital, projeto, criação e produção de máquinas e equipamentos, existe. Fica o vazio o buraco, o abismo na nossa sociedade que separa os dois extremos. Abismo que nos suga, e pode nos destruir.
Subdesenvolvimento = Poder político instaurado que alimenta e justifica este estado de dependencia. Quem é que paga para manter essa política no poder? Aquela mesma elite que se beneficia dos escravos e do comércio de matérias primas.
Em todo o país encontramos exemplos desse tipo. Vejam o caso da Companhia Suzano no Maranhão. No município de Urbano Santos, provocou alterações significativas no equilíbrio dos sistemas naturais e no modo de vida das comunidades, principalmente no decorrer dos últimos anos com o aumento da exploração da monocultura do eucalipto, onde intensificaram-se os impactos oriundos da interferência humana na paisagem natural e consequentemente na alteração do cotidiano das comunidades circunvizinhas.
O poder público é incompetente, pior corrupto, será que ninguém vê que estamos cavando a nossa própria sepultura?
Nenhum comentário:
Postar um comentário