Pesticide Action Network

domingo, 29 de janeiro de 2012

Controle da poluição por agrotóxicos

Pois não é que até o nosso delicioso suco de laranja, um dos fortes produtos de exportação do Brasil, começa a ser recusado no exterior por conter excesso do agrotóxico carbendazim!
 
O principal agente poluidor das águas são as atividades agrícolas: fertilizantes, pesticidas e herbicidas.  Depois, os esgotos e efluentes industriais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, para cada real investido em saneamento básico, cinco reais são economizados com medicina curativa. Ainda segundo a OMS, 80% das doenças e 65% das internações hospitalares são provenientes de problemas relacionados a doenças de veiculação hídrica (cólera, disenteria, hepatite, intoxicação alimentar entre outras). Segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 15% dos alimentos consumidos pelos brasileiros já apresentam taxa de resíduos de veneno em nível prejudicial à saúde. E se o uso dos agrotóxicos não parar de se exacerbar em breve a produção agrícola passa a ser tão nociva à saúde quanto os esgotos e as fossas o são atualmente. 
O Engenheiro Agrônomo Júlio César Rech Anhaia nos informa em artigo publicado em www.ecodebate.com.br, em 12 de janeiro do ano passado,  que estudo feito com gestantes, por pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, entre 2000 e 2002, alertou para o perigo de disruptores hormonais, substâncias químicas, boa parte pesticidas, cuja presença no ambiente, inclusive o urbano, pode ser absorvida pelo corpo de modo imperceptível. Dado preocupante dessa contaminação silenciosa foi a descoberta de que mais de 300 grávidas analisadas tinham pelo menos um tipo de pesticida na placenta. Os pesticidas começaram a ser usados nos anos 40, mas apenas na década de 90 se percebeu que a ingestão, por muitos anos de alimentos contendo agrotóxicos, pode ser responsável por alterações hormonais. Como fica patente, a periculosidade dos agrotóxicos vai muito além do que se possa imaginar. 
Controle da poluição por agrotóxicos  

Nenhum comentário:

Postar um comentário