Pesticide Action Network

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tecnologia

Tecnologia é produto humano. A opção de desenvolver uma tecnologia é uma escolha humana. Da mesma forma como escolhemos começar a utilizar uma determinada técnica, podemos optar por parar de usá-la. Mas existe uma forte pressão dos poderes econômicos fornecedores dessas tecnologias, que se beneficiam com a venda dessas tecnologias, para continuarmos a usar a tecnologia. Empregos são criados para manter o sistema de desenvolvimento, implantação e uso dessas tecnologias funcionando. Podemos estar presos a tecnologias que nos fazem mal e não nos damos conta porque essa contradição entre os custos e benefícios das tecnologias não é discutida livremente.
A riqueza da humanidade nunca esteve tão concentrada nas mãos de de tão poucos. Nunca tantas guerras e conflitos por dominação econômica de territórios foram lutadas. Caminhamos para e escassez até mesmo extinção de recursos naturais que nos acostumamos a consumir em abundância.
A pergunta que não quer calar é se existe uma relação entre o progresso atual da técnica e a situação que estamos vivendo?
Os empreendimentos econômicos acontecem através da administração de recursos humanos e materiais, inclusive tecnologia. Será que a teoria de gestão dos empreendimentos econômicos é independente da tecnologia? Todas as teorias de gestão derivam da orientação inicial da “lei do menos esforço”, que nos orienta basicamente no sentido de conseguir obter o máximo com o menor custo de esforço humano e gasto de material. O nosso próprio controle é uma constante entre obter o máximo do nosso rendimento consumindo a quantidade certa de alimentos sem que essa alimentação, para mais ou para menos, acabe nos prejudicando.
Que rumos que a teoria da gestão de tecnologia, da escolha de alternativas, precisa se dirigir para reconhecer, enfrentar e procurar resolver os principais problemas que nos atingem. Podemos continuar atuar nos empreendimentos econômicos, nas empresas, pensando só nos interesses da sobrevivência do próprio empreendimento, ou precisamos questionar não só o que essa empresa faz, mas como ela utiliza os recursos de pessoal e material que ela precisa para continuar a existir, ou seja como ela é administrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário