Pesticide Action Network

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Gestão

Primeiro quero esclarecer que no meu entender não existe diferença entre a condução de uma organização privada e uma pública. No meu entender as duas organizações requerem a aplicação das mesmas medidas que orientam uma empresa eficiente na satisfação das necessidades do seu público ou clientes. Tanto faz se as medidas administrativas exigidas, para que uma empresa consiga ser bem sucedida, sejam aplicadas pelo proprietário, por um conselho de administração ou por um diretor indicado pelo governo eleito.
No meu entender, a maior dificuldade para se administrar uma empresa são as grandes diferenças de ganhos salariais entre os profissionais que atuam numa mesma sociedade, e hoje com a globalização essa sociedade inclui praticamente o mundo inteiro. É preciso atingir um nível do compromisso em que as pessoas se contentem com um ganho pecuniário tal que lhes proporcionem uma vida confortável mas que também não dificulte a distribuição mais justa da riqueza na sociedade. Precisamos derrotar a ganância sem limites sob pena de se não o fizermos, caminharmos para extinção.

Na gestão da tecnologia precisamos atingir um equilíbrio entre o modelo empresarial, que procura identificar e aproveitar grupos privilegiados isolados dentro da sociedade para obter o máximo de retorno no seus investimentos e o modelo de controle social que tem como objetivo o atendimento das necessidades de toda a sociedade. A Gestão de TI, como um serviço, deve ter toda sua a ação voltada para a expansão do público atendido. A inclusão de cada vez mais pessoas no universo da tecnologia proporciona uma elevação do bem estar de toda a sociedade.

As privatizações se revelaram prejudiciais a economia, não aconteceu o aumento de investimentos previstos. Hoje, temos que conviver com empresas que prestam serviços insuficientes e caros. A acumulação de capital permitida para as empresas privadas, não tem sido usada para novos investimentos em favor do público, seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário