Pesticide Action Network

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Paz e Belo Monte

A única coisa que nos impede de viver em paz é a ganância provocada pela pressão para que consumamos.
Somos avisados, advertidos e até recriminados porque estaríamos perdendo uma oportunidade, que se não aproveitarmos, alguém irá se aproveitar no nosso lugar, e assim estríamos perdendo uma vantagem, alguma coisa que progresso material nos daria.
Quando resolvemos parar, questionar, avaliar e decidir não empreender ações que ameaçam nosso equilíbrio ecológico, nossa existência, somos até denunciados como vendidos a interesses que pretendem que fiquemos atrazados, e assim outros poderão se aproveitar dos nossos mercados e recursos naturais. O que mais nos impele nessa louca corrida desenfreada para o precipício é a ameaça de sermos invadidos por forças militares estrangeiras de olho no nosso território. Nesse caso dou razão aos que defendem o progresso de qualquer maneira, precisamos aproveitar o que temos antes que outros se aproveitem de nós.
Mas acredito também que cada vez fica mais difícil parar, reconhecer as consequencias de nossos atos e recuar, pelo mesmo motivo, por medo. É triste reconhecer isto. Nosso progresso é apocalíptico, enterramos lixo, poluímos as águas, vivemos a base de drogas e violentamos outros seres da nossa espécie, da nossa família animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário