Estamos presenciando o fim, quando vamos nos aproximando do fim do crescimento das reservas conhecidas de petróleo, quando pressionados pela excassez prevista aumentamos o preço para viabilizar meios de produção de petróleo de formas mais caras, arriscadas e cada mais destrutivas e ameaçadoras a vida na terra. Os exemplos mais significativos do que estou falando são a retirada de gás e petróleo que remove e contamina grandes quantidades de terra, os métodos de extração de gás chamado "fracking" contamina o solo e a água, e a retirada de petróleo das chamadas "tar sands" é outro exemplo da disseminação da contaminação.
Sem deixar de falar nos altos custos e riscos de se retirar petróleo do fundo mar, levado a extremos no caso do brasileiro pré sal. O futuro nos aguarda novas suroresas, novos sustos e desastres ecológicos.
Tudo isso é imposto pela ganância de lucro das industrias voltadas para o processamento e consumo de produtos petrolíferos, automóveis, aviões, etc. Queremos pagar esse preço, por uma viagem intercontinetal de avião? Esse é o preço de um final de semana no campo ou na práia. Se mudássemos de vida talvez as cidades fossem mais humanas, e não precisaríamos viajar para esquecer daquilo que somos os único responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário